segunda-feira, 30 de março de 2009

Proposito Comunicativo e Analise de cada elemento constitutivo do gênero de Texto

Parte D
Propósito comunicativo e analise de cada elemento constitutivo de gênero de texto

1. Categoria de Gênero:

Reúne vários gêneros de textos que apresentam características comuns.
Exemplo: Documento

2. Gênero de Texto:

Destingiu-se uns dos outros por algumas marcas que lhes são exclusivas, ou seja, cada gênero textual detêm sua marca de exclusividade.
Exemplo: Curriculum

3. Subgênero de Texto:

Incorporam características mais abrangentes dos gêneros aos quais acrescem especificações que comportam o surgimento de subdivisões. Especificação do Curriculum.
Exemplo: Curriculum Vitae

4. Texto:

Unidade de comunicação. São unidades concretas e escritas, determinando um objetivo ao qual o texto é demandado.
Exemplo: Um Documento de Apresentação Pessoal, em busca de um objetivo que é conseguir uma vaga no mercado de trabalho demonstrando suas qualificações através deste e de sua apresentação na oportunidade de uma entrevista.

5. Tipo Discursivo:

Narrativo descritivo, argumentativo, expositivo, procedimental. Injustivo que organizam textos.
Exemplo: Modalidade Narrativa

6. Domínio Discursivo:

Lugar onde os textos ocorrem, onde os texto são de maior utilidade e importância.
Exemplo: Domínio discursivo Empresarial, principalmente nos Departamentos Pessoal e Recursos Humanos das grandes Organizações Empresariais, em busca de profissionais qualificados, para ajudar o desenvolvimento da Empresa no que for preciso.

7. Comunidade:

Grupo de Pessoas que participam do mesmos Gêneros de texto, nesse caso o Cirriculum de varias pessoas em busca de oportunidade, para que seja analisado pela comunidade dos Empresários.
Exemplo: Comunidade Discursiva Empresarial.

8. Discurso:

Pode designar simplesmente a linguagem em uso, sem as preocupações com as delimitações como se faz nos textos.
Exemplo: Toda realização discursiva que se apresenta em qualquer texto.



Um comentário:

  1. Pessoal,

    Acho que vocês não entenderam a questão. Me procurem para falar a respeito. O propósito comunicativo refere-se ao que se pretende com algo. O que se pretende ao colocar, por exemplo, o título centralizado CURRICULUM? Por que em latim e não em português? Muda alguma coisa? O que é dominante e secundário em um curriculo?

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