Parte D
Propósito comunicativo e analise de cada elemento constitutivo de gênero de texto
1. Categoria de Gênero:
Reúne vários gêneros de textos que apresentam características comuns.
Exemplo: Documento
2. Gênero de Texto:
Destingiu-se uns dos outros por algumas marcas que lhes são exclusivas, ou seja, cada gênero textual detêm sua marca de exclusividade.
Exemplo: Curriculum
3. Subgênero de Texto:
Incorporam características mais abrangentes dos gêneros aos quais acrescem especificações que comportam o surgimento de subdivisões. Especificação do Curriculum.
Exemplo: Curriculum Vitae
4. Texto:
Unidade de comunicação. São unidades concretas e escritas, determinando um objetivo ao qual o texto é demandado.
Exemplo: Um Documento de Apresentação Pessoal, em busca de um objetivo que é conseguir uma vaga no mercado de trabalho demonstrando suas qualificações através deste e de sua apresentação na oportunidade de uma entrevista.
5. Tipo Discursivo:
Narrativo descritivo, argumentativo, expositivo, procedimental. Injustivo que organizam textos.
Exemplo: Modalidade Narrativa
6. Domínio Discursivo:
Lugar onde os textos ocorrem, onde os texto são de maior utilidade e importância.
Exemplo: Domínio discursivo Empresarial, principalmente nos Departamentos Pessoal e Recursos Humanos das grandes Organizações Empresariais, em busca de profissionais qualificados, para ajudar o desenvolvimento da Empresa no que for preciso.
7. Comunidade:
Grupo de Pessoas que participam do mesmos Gêneros de texto, nesse caso o Cirriculum de varias pessoas em busca de oportunidade, para que seja analisado pela comunidade dos Empresários.
Exemplo: Comunidade Discursiva Empresarial.
8. Discurso:
Pode designar simplesmente a linguagem em uso, sem as preocupações com as delimitações como se faz nos textos.
Exemplo: Toda realização discursiva que se apresenta em qualquer texto.
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Pessoal,
ResponderExcluirAcho que vocês não entenderam a questão. Me procurem para falar a respeito. O propósito comunicativo refere-se ao que se pretende com algo. O que se pretende ao colocar, por exemplo, o título centralizado CURRICULUM? Por que em latim e não em português? Muda alguma coisa? O que é dominante e secundário em um curriculo?